Estreitamento de Relação de Cooperação com a Frescomar/Ubago Group

Dando continuidade ao plano de acção e da política de aproximação ao Sector Privado e da divulgação do Programa de Estágio Profissional Empresarial e da Plataforma de Intermediação laboral na ilha de São Vicente, a equipa do IEFP, presidida pelo Presidente do Conselho de Administração do IEFP, Dr. Paulo Santos, realizou um outro importante encontro com o Gerente Geral da Ferscomar/Ubago Group, Dr. José Luís Monteiro.

IEFP fez um pequeno Enquadramento do Programa de Estágio Profissional e Empresarial, assim como as vantagens para as empresas (com parcerias WinWin), tendo à sua disposição uma plataforma para a gestão do recrutamento do pessoal através da disponibilização de ofertas de empregos e de estágios profissionais na Plataforma de Gestão dos Estágios Profissionais e Intermediação laboral.

Assim como a realização de acções de formação/capacitação, no intuito de preparar pessoal para recrutamento na referida instituição (nomeadamente técnicos de manutenção e máquinas, tratamento e transformação de pescados).

A empresa tem vindo a colaborar com IEFP, na disponibilização de matéria-prima para realização dos cursos de “Transformação de Pescados” e ainda tem acolhido estagiários de diferentes instituições de ensino e formação profissional, da ilha. Esta acção por parte da empresa tem estado oculto com o qual pretendemos a partir da adesão ao Programa dar maior visibilidade ao trabalho que se tem feito neste sentido.

Neste momento, a empresa alberga cerca de 1400 trabalhadores na fábrica (operários, técnicos, etc) e ainda tem uma nova linha de produção introduzida recentemente, a fábrica de produção de farinhas de peixe (para ração), o que perfaz cerca de 1500 trabalhadores e existe ainda boas perspectivas de novos recrutamentos especificamente nas áreas mais técnicas e manutenção de máquinas.

O IEFP vai avançar com a Frescomar – Ubago Group, uma parceria que abrange desde a adesão à Plataforma de Intermediação laboral, o Estágio Profissional, e a preparação de mão-de-obra qualificada para o recrutamento na referida empresa, através da realização de acções de capacitação/formação profissional.

Ficou já acordado entre as duas instituições uma actuação conjunta na realização de capacitações de técnicos de manutenção/máquinas, aproveitando o técnico da instituição que se desloca a CV para tal finalidade.

Essa parceria irá trazer mais benefícios aos jovens inscritos no CEFP-SV, tendo maior possibilidades de empregabilidade e com a devida preparação para o mesmo e, permitir ainda que ao IEFP fazer jus ao seu papel de promotor das políticas e medidas ativas de emprego junto às empresas privadas.

A equipa do IEFP teve a oportunidade ainda de visitar as diferentes unidades da Frescomar Ubago Group.

Junto construímos o futuro!

.